26.9.16

Supermercado, trade marketing e a Taberá moderna.

Supermercado, trade marketing, e a Taberá moderna. (Números 11) 




Depois de adentrado ao casamento verifiquei em alguns homens e, principalmente em mim, uma falta de vontade de ir ao supermercado, shopping center, lojas, qualquer local de compras... Mas, principalmente no supermercado. 
Algumas teorias desenvolvidas por mim mesmo me irritavam e comprovavam minha própria teoria. No supermercado “AS PESSOAS ESTÃO NO SEU ALTER EGO[1]” – Andando com seus carrinhos, listas, desejos e vontades e, ao verificar uma promoção lançam-se desesperadamente sem medir consequência, arrancando nossos calcanhares, dedos mindinhos, nossa paciência... nossa alegria...
Pois bem, numa dessas caminhadas teóricas - sempre observando maridos irritadiços, esposas aflitas, crianças desesperadas... filas, maus humores, stress no estacionamento, angustia com preços, cálculos para não passar pelo temido “NÃO AUTORIZADO” –
Me constrangi por uma cena... Um pai, brincando com sua filha sobre quem era mais lindo - se ela ou ele. E de repente alegria de ambos foi roubada...
Final de mês... Ele tentou passar alguns itens que somados davam em torno de R$ 60,00 e para compor esta compra, teve que passar em mais de um cartão juntando alimentação, crédito e débito. Com a fila grande atrás e sua menina ainda eufórica pelo que o supermercado causa em alguns de nós – teve experimentado a taberá[i] moderna. Ele a tomou pelo braço e foi bem ríspido. FICA QUIETA!!!!
Ir às compras de supermercado deveria ser alegria do nosso maná moderno, Deus nos sustendo, permitindo nossa busca pela comunhão familiar... almoços, jantares... Mas, em alguns momentos a taberá parece tomar conta da nossa experiência... Seja pelos preços, pela falta de grana mesmo... e, na maioria dos casos pelo simples fato de reclamação e murmuração...  “Mas agora a nossa alma se seca; coisa nenhuma há senão este maná diante dos nossos olhos.”
Não sei... acho que não quero mais reclamar de supermercado, trade marketing... Que Deus nos perdoe por tanta murmuração sempre.
      
Marcos Camilo de Santana ®




[i] TABERÁ É FOGO DO SENHOR... QUE ESTOU USANDO PARA REFLEXÃO DE RAIVA... Os verbos seguintes, wayyišma‘, traduzido por “ouviu”, e wayyiḥar apresentado como “se enfureceu”, têm o Senhor como sujeito. O Senhor “ouviu” e a queixa é forte nos seus ouvidos. Em seguida, é o mesmo sujeito, o Senhor quem imediatamente se enche de ira. Em wayyiḥar ’appô, há um antropomorfismo: o Senhor é mostrado como homem que escuta, mas também se enche de ira. O termo hebraico para designar a etiologia do lugar onde inflamou-se a ira de Deus, Taberá, é dotado de um conceito representativo exterior, pagão, onde uma representação mostra a ira como fogo que sai pelas narinas. É como um respirar profundo, de indignação. O termo hebraico ’appô é o nariz, órgão da ira divina que arde, se incendeia, como apresenta Harrison (1992, p. 182). Em 11,1cd, temos a ira de Deus materializada no ’ēš o fogo. O sujeito dos verbos queimar e consumir é o fogo que dá visibilidade à ira divina em ação. Há um paralelismo climático nesse versículo: começa com o acender-se da ira divina, depois o queimar com fogo e por fim consumir a extremidade do acampamento. Essa reação de Deus é vista como o ação do juízo divino na história.







Nenhum comentário:

Postar um comentário