28.8.09

A parábola dos trabalhadores

Um proprietário de terras necessita de trabalhadores. Às seis horas ele contrata um grupo; todos concordam com o salário e são enviados ao local de trabalho. Às nove horas ele volta à agência de empregos e contrata mais alguns. E ao meio-dia ele volta, e às 15 horas torna a voltar, e às 17 horas... você já sabe. Volta outra vez.
Um aspecto quase sempre esquecido nessa história: a escolha. Você consegue compreender? Aconteceu às nove horas. Aconteceu ao meio-dia. Aconteceu às 15 horas. E o mais impressionante, aconteceu às 17 horas.
Cinco horas da tarde. Diga-me uma coisa: o que faz um trabalhador às 17 horas? A maior parte do serviço já foi feita. Os trabalhadores medíocres chegaram na hora do almoço. Os últimos aproveitáveis chegaram às 15 horas. Que tipo de trabalhador é deixado para ser escolhido às 17 horas?
Não fizeram nada o dia todo. São inexperientes. Despreparados. Incultos. Estão pendurados no degrau mais baixo da escada. São total-mente dependentes de um patrão misericordioso para lhes dar uma oportunidade que não esperavam.
Alguns de nós eram educados e espertos, mas franzinos como papel machê. Outros sequer tentavam esconder o desespero. Sorvíamos o desespero. Cheirávamos o desespero. Matávamos o desespero. Vendíamos o desespero. A vida era uma busca de emoções. Estávamos à procura de um tesouro dentro de um baú vazio em um beco sem saída.
Atenha-se a essa cena por alguns instantes. Agora responda: por que ele escolheu você? Por que ele me escolheu? Honestamente. Por quê? O que nós temos que possa interessar a ele?
Fomos escolhidos pelos mesmos motivos que os trabalhadores das 17 horas foram. Você e eu? Somos os trabalhadores das 17 horas.
Somos nós que nos encostamos na cerca do pomar fumando cigarros pelos quais não podemos pagar e apostando em um joguinho qualquer algumas cervejas que não temos condições de comprar. Trabalhadores migrantes, sem emprego e sem futuro. Na tatuagem em seu braço lê-se "Betty". Na tatuagem em meu bíceps não há nome de ninguém mas os quadris dela se projetam quando flexiono o braço. Deveríamos poder ir para casa após o apito da hora do almoço, mas nossa casa é apenas uma moradia de um cômodo onde há uma esposa nos aguardando e cuja primeira pergunta será: "Você conseguiu ou não?"
E assim esperamos. Os pequenos demais, os velhos demais.
É sobre ele que você conversará com sua esposa esta noite enquanto caminha até a mercearia com alguns trocados no bolso. "Nunca tinha visto esse camarada antes. Ele parou, abriu o vidro da camioneta e perguntou se queríamos trabalhar. O dia já estava terminando, mas ele nos disse que tinha um serviço urgente. Juro, Martha, trabalhei apenas uma hora e ele me pagou o dia integral."
"Não, não sei seu nome."
"É claro que vou procurar saber. Bom demais para ser verdade, aquele camarada."
Por que ele escolheu você? Porque quis. Afinal de contas, você pertence a ele. Foi ele quem fez você. Ele o levou até sua casa. Ele é seu dono. E certa vez, ele deu-lhe um tapinha no ombro e o fez lembrar daquele fato. Não importa quanto tempo você esperou nem quanto tempo perdeu; você lhe pertence e ele tem um lugar para você.
Max Lucado, no livro “Quando os Anjos Silenciaram”, Campinas: Editora United Press, 1999, pp. 18-21.

27.8.09

Sarmo 23

O sinhô é meu pastô e nada há de me fartá
Ele me faiz caminhá pelos verde capinzá
Ele tamém me leva pros corgos de água carma
Inda que eu tenha qui andá
nos buraco assombrado
lá pelas encruzinhada do capeta
não careço tê medo di nada
a-modo-de-quê Ele é mais forte que o “coisa-ruim”
Ele sempre nos aprepara uma boa bóia
na frente di tudo quanto é maracutaia
E é assim que um dia
quando a gente tivé mais-pra-lá-do-qui-pra-cá
nóis vai morá no rancho do sinhô
pra inté nunca mais se acabá...
AMÉIM!

Sonhos

"não desista do seu sonho, apenas vá a outra padaria". O pão que a igreja vende envelheceu...
Indecente quando pastores aumentam gritantemente seu patrimônio enquanto a maioria dos membros da igreja faz verdadeiros malabarismos financeiros para conseguir pagar o dízimo e o aluguel. Ainda mais indecente é saber que esses membros recebem doses monstruosas de ilusão, via teologia da prosperidade, para que se acostumem nessa perversa seletividade arbitrária nojenta. Afinal, se não existir o miserável, quem vai alimentar a indústria da prosperidade? E, se não existir o pastor magnata, quem vai "garantir" os resultados? Lógicas indecentes.
É indecente quando a membresia honesta das igrejas fecha os olhos e tenta se iludir chamando tudo isso de "fim dos tempos". Tudo o que os indecentes mais querem é uma escatologia do desespero, da fuga. Enquanto isso, paraísos fiscais substituem o céu por aqui. É indecente saber que não existe pecado para os que têm credencial.
É indecente cantar tanta coisa ridícula e ainda culpar o Espírito Santo pela tal inspiração (ou seria alucinação?). É indecente pagar somas astronômicas a cantores e pregadores que fazem da fé a senha de sua conta bancária obesa. A bandidagem eclesiástica é mesmo milagrosa: faz sumir seu suado dinheirinho e ainda deixa você sonhando... Não me lembro onde li essa frase, mas serve: "não desista do seu sonho, apenas vá a outra padaria". O pão que a igreja vende envelheceu...
É indecente a passividade silenciosa do povo. Por mais antigo que seja o que vou dizer, ainda precisa ser dito: o povo tem o poder! Só esquece disso. Diga não aos indecentes! Diga não a essa pulpitocracia canalha, a essa sacanagem divina, a essa pilantragem sagrada, a essa malandragem eclesiástica. Envie esse post pra todo mundo. A net é uma arma poderosa!
Não compre CD'S e DVD'S de cantores e pregadores mercenários. Não os convide para seus congressos. Há tantos cantores e pregadores honestos e abençoados "guardados" no anonimato. Não aceite tudo que os pastores dizem. Questione. Duvide. Exija explicações bíblicas genuínas. Cuidado: ano que vem é ano de eleição. Não venda seu voto! Ao invés de gastar seu dinheiro para ir aos carnavais evangélicos bizarros, contribua com orfanatos, creches, asilos, ong's, casas de recuperação, hospitais.
A teologia da indecência adora bodes expiatórios, portanto, se você quiser descarregar sua raiva em mim, vá em frente! Pode me chamar de herege (é uma honra, pois é maravilhoso ser contra essa indecência toda). Pode me chamar de rebelde (inclusive, tenho um pôster do Che bem à minha frente). Ah, se quiser pode até me mandar pro inferno, pois nesses casos, o inferno é o lugar para onde os covardes mandam os lúcidos

26.8.09

Vaticinados


Esse cartoon, feito por Mike Keefe, pode ser explicada pela afirmação do nobel de literatura José Saramago sobre o Twitter:


Os tais 140 caracteres reflectem algo que já conhecíamos: a tendência para o monossílabo como forma de comunicação. De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido.


Concordam?

24.8.09

Venda de espaço comercial para igrejas movimenta receita de três das cinco maiores redes de canal aberto no Brasil

As trocas de farpas entre a Record e a Rede Globo durante a programação das próprias emissoras esquentam os bastidores da televisão brasileira. Sob o argumento de que está sendo “vítima” de ataques dos meios de comunicação – em especial, da emissora da família Marinho – a Record divulgou na semana passada comunicado em que acusa a sua concorrente de “monopólio” , afirmando que a Globo pretende impedir a liberdade dos brasileiros na escolha de sua programação de TV.

Por meio do comunicado, a Record afirma que, no momento, a Igreja Universal adquire contratualmente, através de cessão de horário, durante as madrugadas, aproximadamente 180 horas de programação mensal na Rede Record, além de 150 horas mensais na Record Internacional e, ainda, 180 horas de programação na Rádio Record AM.

No último dia 10, a Justiça recebeu denúncia do Ministério Público e abriu ação criminal contra o bispo Edir Macedo (principal acionista da Record, e fundador da Igreja Universal do Reino de Deus) e mais nove integrantes da igreja. Eles são acusados de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Desde então, os meios de comunicação acompanham o caso. A Globo chegou a exibir imagens antigas em que Edir Macedo “ensinava” aos pastores como doutrinar e arrecadar dinheiro. Repórteres da emissora também participaram, em sigilo, dos cultos realizados pela igreja. Com câmeras escondidas, flagraram momentos em que os pastores perguntavam aos fiéis se eles estavam dispostos a doar carros e até apartamentos.

A Central Globo de Comunicação afirma, também por comunicado, que não cabe à emissora responder agressões “gratuitas”, e que, “como é do conhecimento geral, o autor das denúncias é o Ministério Público de São Paulo”.
Faturamento
A Record disputa o segundo lugar de audiência com o SBT e tem uma estratégia agressiva para concorrer com a Rede Globo, a líder entre as TVs abertas no Brasil e que exibe mais de 16 milhões de comerciais por ano, com uma receita estimada em R$ 7,6 bilhões com publicidade.
A investigação proposta pelo Ministério Público, em que quebrou os sigilos bancários e fiscal da Universal e levantou o patrimônio acumulado por seus membros com o dinheiro de seus fiéis, revelou que o volume financeiro da igreja entre 2001 e 2008 foi de R$ 8 bilhões. A Rádio e Televisão Record aparecem em relatório que traz a lista das 51 maiores beneficiárias dos pagamentos. Até o fechamento desta edição, a emissora não retornou à solicitação da reportagem sobre o faturamento mensal da emissora obtido com a venda de espaço comercial para a igreja.
Motivo de questionamento ou não, o fato é que, com exceção da Globo e SBT, dentro dos parâmetros da lei, três das cinco maiores TVs abertas brasileiras complementam boa parte de suas receitas com a venda de espaço comercial para igrejas. Fontes do mercado afirmam que só a Band, a quarta maior do País, fatura por mês cerca de R$ 20 milhões com a venda de espaço comercial para programas religiosos. A emissora não retornou à solicitação da reportagem sobre o valor do faturamento com venda do espaço para igrejas.
A RedeTV! também comercializa espaço para igrejas, como Igreja Mundial do Poder de Deus, a própria Universal e Igreja da Graça. “Existe uma estratégia de gerar programação, incluindo a religiosa, que interesse ao público. Obviamente isso gera um recurso comercial interessante”, disse Antonio Rosa Neto, superintendente comercial da RedeTV!. O executivo também afirmou que a emissora registrou 30% de faturamento publicitário no primeiro semestre do ano.
O SBT informou que “não há interesse [em abrir espaço comercial para igrejas], uma vez que a grade do SBT está completa e atendendo a todos os targets”. A emissora afirma que cresceu 11% em faturamento publicitário no primeiro semestre do ano, em comparação ao mesmo período de 2008.
Oferta
Outra informação que circula no mercado é a de que a Igreja Universal do Reino de Deus teria oferecido à TV Globo cerca de R$ 545,3 milhões para comprar horário para exibição de programas religiosos na emissora. A igreja também teria feito um pedido em 2007 para a compra de espaço na programação da TV Globo e do SBT. “É de conhecimento do mercado publicitário e dos profissionais que atuam no segmento de televisão aberta que a Rede Globo não pratica a comercialização ou locação, para terceiros, de espaços em sua grade de programação”, destaca a Central Globo de Comunicação.