14.8.13

VINTE FINAIS ALTERNATIVOS DA BÍBLIA

Os finais inéditos que estarão disponíveis em Blu-ray, incluindo o final com reviravolta que foi incorporado na cópia definitiva

A primeira exibição da Bíblia para um público ​​teste de teólogos e líderes eclesiásticos não terminou em consenso. Apurou-se que os avaliadores gostaram da obra como conjunto, mas nutrem reservas especialmente quanto ao final.

“Eu esperava um final mais conservador”, opinou um sincero calvinista. “A reviravolta do final, de que no céu não há templo

1 pareceu-​​me pura provocação, coisa verdadeiramente pueril e irresponsável. Quer dizer então que o relativismo tomou conta dos redatores da própria Bíblia? Prefiro sinceramente que o pessoal da minha igreja não seja exposto a uma mensagem ambígua e de viés liberal como essa. Basta A Cabana. Estamos fazendo lobby para que um templo seja incluído na versão final.”
“Simplesmente inadmissível”, um pastor protestante meneava a cabeça. “Deus jamais diria ‘veja como faço novas todas as coisas’, como coloca na boca dele o roteirista
2. Total­mente fora do personagem. Liberdade poética é uma coisa, mas Deus é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Não há quem não saiba que a divindade não muda e não aprova qualquer mudança. Deus não faz nada novo, não teria como fazer, e tem raiva de quem faz. Respeito muito o trabalho da comissão, mas vamos ter que ver isso daí.”
“Ah, eu curti muito, cho­rei muito. Quando ele diz ‘enxugarei de seus olhos toda lágrima’... gente, me arrepia até agora, tá vendo, olha só’,” disse um pastor pentecostal enquanto atualizava seu status no twitter. “Se eu fosse mudar alguma coisa seria a lista dos malditos que são excluídos do paraíso no final; deveria ser mais completa, do jeito que está deixa margem. Ficou faltando um monte: comunistas, gays, ateus, drogados, espíritas, bailarinos, católicos e gente que acredita no aquecimento global.”

A Bíblia está atualmente sendo convertida em 3D para um lançamento global. A versão definitiva, que deve chegar aos cinemas em novembro, contém duas cenas inéditas sobre as quais não se sabe muita coisa, mas o final não deve mudar.
Na exibição de teste foi revelado que, a fim de manter o sigilo sobre a trama, diversos finais alternativos foram filmados

3. Alguns desses estarão disponíveis no disco de extras quando a Bíblia for lançada em DVD e Blu-​​ray:

1 Final Nicholas Sparks: Também conhecido como “ele morre no final”. O Novo Testamento só tem um livro, o evangelho de Marcos, e esse termina no segundo verso do capítulo dezesseis.

2 Final H. P. Lovecraft: Numa via­gem ao oriente, um arqueólogo da Universidade de Miskatonic descobre um antigo exemplar da Bíblia com um livro adicional, depois do Apoca­lipse, escrito numa língua desconhecida. Todos que leem o livro enlouquecem, mesmo sendo o caso que nenhum estudioso consegue reconhecer o idioma em que está escrito. A sobrinha do arqueólogo queima o livro numa fogueira azul, no topo de uma colina, mas já é tarde: as estrelas do céu começam a despencar, uma a uma, e a terra treme com as passadas inconcebíveis de Mhnuath’pleot – a vasta e pesadíssima sombra que usa este mundo como espinha dorsal, e despertou do seu sono.

3 Final Clarice Lispector: “Sou eu, o universo, e concluindo-​​me, esqueci e finalmente despertei. Desfecho-​​me, e assim começo. Sangro, e posso desejar a terrível cura. Paro agora de te escrever, para que continuemos. Esta espera é.”

4 Final Guerra nas Estrelas: Cortes rápidos para os festejos nas capitais de todos os planetas da República. Na festa da vitória na Nova Jerusalém, Abraão diz a Davi: “você é meu filho”. Davi diz a Jesus a mesma coisa.

5 Final Guerra nas Estrelas revisto por George Lucas: Cortes rápidos para os festejos nas capitais de todos os planetas da República. Na festa da vitória na Nova Jerusalém, Abraão diz a Davi: “você é meu filho”. Davi diz a Jesus a mesma coisa. A imagem do ator que interpretou Deus em Gênesis é digitalmente substituída pela do ator que interpretou Jesus nos evangelhos.

6 Final Ray Brad­bury: “Billy che­gou até o topo da colina com Clara, e dali contemplaram muito solenes o entardecer radioso e alaranjado que beijava gentilmente a Nova Jerusalém, fazendo cintilar as gotas de chuva sobre as árvores da praça. Tinham dez anos, e era a eternidade. Passaram a tarde dançando entre as borboletas e pisoteando descalços o riacho que corria em espiral morro acima. Quando finalmente desabaram sobre a relva os dentes-​​de-​​leão reclinaram de bom grado suas espinhas para velar-​​lhes o sono. Acordaram com o apito do trem e sorri­ram. O circo estava chegando.”

7 Final feminista: “Estabelecida a paz, a Deusa disse a Deus: ‘Agora você tem permis­são para sair’.”

8 Final gay: Chove homens. Não há quem não entenda que é o paraíso.

9 Final Dan Brown: Era tudo uma conspiração, mas não aquela do começo.

10 Final Federico Fellini: Um contabilista muito magro e barbudo e uma dona de banca de revistas muito ruiva e gorda estão entediados no nova terra: sentem falta do mar, que foi abolido com outros recursos da versão anterior. Decidem gastar a eternidade criando um mar artificial e recriando, em papelão e papel machê, cada palmo quadrado da Sicília da década de 1950, de que sentem falta. Insatisfeitos, destroem a primeira versão e também a seguinte, repetidas vezes, até produzirem uma versão que consideram perfeita. Estão na praia admirando o seu trabalho quando chega Deus, de traje de banho e com uma cadeira de praia, perguntando porque demoraram tanto. Enquanto admiram a tarde, comendo espaguete com mexilhões e bebendo vinho, passa ao largo um navio enorme e iluminado. Para onde vai e de onde vem ninguém sabe dizer.

11 Final Sigmund Freud: “Acendi o charuto e sorvi com concentração e com hombridade. No divã o crucificado apenas mudou de lugar, pouco à vontade.
‘Fale-​​me sobre o seu Pai’, eu disse, e os olhos dele não perdoavam-​​me a pergunta.”

12 Final Ernest Hemingway: “No reflexo das colunas de jade vi meu próprio rosto barbado e senti falta daquele quartinho de hotel em Cuba, miserável, mas com os confortos do uísque e da privacidade. Dei de ombros. Tirei a camisa e arregacei a barra da calça. Ignorando as celebrações e os fogos de artifício, saí procurando descalço o caminho menos exultante até o bar mais próximo”.

13 Final Friedrich Nietzsche: “A última página do Apocalipse ficou colada à primeira do Gênesis, e quando dei por mim estava lendo há eras e não sabia onde terminar. Entendi que àquela altura não fazia diferença onde eu abrisse o livro: a cada página eu sabia já ter estado ali. Eu era o Super-​​Homem.”

14 Final The Walking Dead: “Depois da ressurreição somos todos tecnicamente mortos-​​vivos, não?”, o adolescente diz ao amigo enquanto jogam um game no sofá. “Falando nisso, o que se come na pós-​​ressurreição?” Apaga com um golpe e acorda com a cabeça guilhotinada pela tv de tela plana. O que ele vê em seguida é seu próprio cadáver decapitado, seu companheiro de games e o jantar dele, mas demora a entender onde começa uma coisa e termina a outra.

15 Final com gancho para uma continuação: Cena depois dos créditos: o diabo está acorrentado no fundo do lago de fogo, mas um guindaste iça sua cela da lava ardente e pousa-​​a sobre a praia de basalto negro. Uma figura de botas reluzentes de cano alto, de quem não vemos o rosto, atira um molho de chaves para dentro da cela. Enquanto liberta-​​se das cadeias vemos o diabo sorrir por entre as grades: “Eu nunca duvidei de que você viria”.

16 Final Franz Kafka: “O questor colocou a letra no escaninho da estante da última sala do último corredor e deu a obra por concluída. A versão cósmico-​​tipográfica da Bíblia, em que cada letra é um mundo com seu lugar próprio numa estante da Biblioteca Universal, estava completa. Então chegou o pombo-​​correio com o memorando, a errata com três ou quatro palavras que deveriam ser substituídas por outras, praticamente equivalentes, no texto inteiro. ‘De novo’, disse o velho questor sem mover os lábios. Teria de gastar eras refazendo seu caminho e reajustando cada uma das letras nos seus escaninhos, de modo a manter o texto justificado e ajustar a paginação. Ele deixou esfriando o prato de sopa que sentara para comer, vestiu o casaco e começou a caminhar até o Gênesis. Antes disso, porém, curvou-​​se para escrever e mandou um novo pombo-​​correio. ‘Até breve’, ele disse.”

17 Final da primeira versão do roteiro: Adão contempla aterrorizado a devastação do Apocalipse. Ele acorda em seguida, febril, com Eva que o chama para um luau nas praias impolu­tas do paraíso. Tinha sido tudo um sonho.

18 Final pós-​​moderno: Encerrados os créditos, a tela sobe e dá lugar a um enorme espelho. A plateia fica olhando para seu próprio reflexo.

19 Final com reviravolta: Esta sequência não só foi filmada, mas incluída na cópia final da Bíblia em Mateus 25:31–46. A reviravolta está em que, no fim dos tempos, os religiosos e convertidos, que estavam certos da própria salvação, são condenados ao castigo eterno. Embora se considerassem especialmente credenciados, recusaram-​​se a agir como Jesus prestando socorro aos despossuídos e necessitados. Os não-​​religiosos que estenderam ao próximo humanidade e misericórdia recebem de surpresa a vida eterna que nunca pleitearam. A cada um é concedido precisamente aquilo que não esperava: os religiosos vão para o castigo eterno, os justos sem religião adentram gostosamente o paraíso. “Sempre que prestaram assistência e demonstraram humanidade a um desses meus irmãos – com fome, com sede, estrangeiros ilegais, nus, doentes ou na prisão – era, sem saber, a mim que o estavam fazendo. Entrem, benditos do meu Pai.”

20 Final comédia romântica: Eva está debaixo da árvore da vida (que é precisamente como a árvore de Natal do Central Park), esperando o táxi que irá leva-​​la ao aeroporto. Adão chega de bicicleta com cestinha, despenteado e esbaforido, precisamente quando o táxi encosta e o motorista coloca a mala de Eva no porta-​​malas.
– As civilizações vieram e foram embora, mas eu nunca, nunca deixei de pensar em você – confessa Adão, ao mesmo tempo em que despe cada peça de roupa. – Talvez seja tarde demais, mas eu preciso te dizer. Você é parte de mim, Eva. Valeu tudo à pena, por causa da nossa história.
– Adão! Achei que eu não significava mais nada pra você.
– Eu fui um idiota, Eva, mas fui o primeiro. Você é o amor da minha vida. Todas as histórias do mundo sonham em ser a nossa, você não vê? Romeu e Julieta estão em algum lugar prendendo a respiração enquanto aguardam a nossa resolução. O primeiro amor é meu e seu, e vou reivindicá-​​lo até o final. Que se creiam todos felizes, mas você e eu sabemos: eles nunca foram nós. Nunca tiveram o que nós temos. Você pode até decidir ir embora, mas o paraíso não merece esse nome sem você. Eu te amo.
E Adão está agora inteira­mente nu.
Ela sorri e cobre-​​o com o casaco. Eva tira do bolso sua Bíblia, e mostra que no livro de Gênesis ela ainda guarda uma flor que Adão lhe deu no paraíso.
– Ainda consigo sentir o perfume.
Por um instante os dois hesitam ali em pé, a um palmo de distância um do outro.
Então beijam-​​se deliberadamente, e a música sobe. O motorista de táxi, que é um anjo, sorri; ele bate a tampa do porta-​​malas e empurra o carro, com mala e tudo, para dentro do lago de fogo. Adão e Eva ainda estão se beijando quando ele se afasta assobiando pela calçada.
E Deus, que está assistindo, enxuga sua própria lágrima.

A última.

by(brabo)